Diddy

Geologia

GEOLOGIA DE CABO VERDE


Para entender melhor a situação Geológica de Cabo Verde, primeiramente temos de imergir na formação vulcânica e rochosa do oceano atlântico. Sabendo já que o oceano atlântico ganha progressivamente superfície e nos deixando mais velhos desde a origem das ilhas de Cabo Verde. Uma vez que o arquipélago é composta por 10 ilhas, dividido em duas partes; Barlavento e Sotavento, desconhecemos a sua origem no tempo. Segundo este site: http://www.earth-of-fire.com/page-8830805.html estamos a 131.9 milhões de anos da nossa formação. Sal, Boa Vista e Maio, por causa da erosão muito mais avançada e formações rochosas mais antigas leva-nos a acreditar que essas são as ilhas mais velhas do arquipélago.





Observando bem no mapa, a várias hipóteses que diz que a ilha de Sal é a mais antiga do arquipélago sendo a ilha mais plana, mais erosiva, e também pela suas diferentes rochas em relação as outras. Praias de areias finas brancas e amarelas, praticamente sem elevações rochosas.



Verifique a Ilha do Fogo e Brava pela elevação dos cones vulcânicos e várias outras pequenas entre elas em formação tendo em conta que essas são as ilhas mais recentes do arquipélago de Cabo Verde. Ultima erupção vulcânica na ilha do Fogo em 2014. Por causa desse Vulcão ainda activa, há várias ocorrências sísmicas nesta Zona.





_________________________________________________________________________________

FORMAÇÃO DO BASALTO E GRANITO


Basalto 
Rocha ígnea eruptiva de composição máfica, por isso rica em silicatos de magnésio e ferro e com baixo conteúdo em sílica, que constitui uma das rochas mais abundantes na crusta terrestre. É uma rocha de granulação fina, coloração escura, matriz afanítica, frequentemente com textura porfírica, com fenocristais de olivina, augite e plagioclase, e uma matriz cristalina fina. Como minerais acessórios encontram-se, principalmente,  óxidos de ferro e titânio. Ocasionalmente encontram-se basaltos com matriz vítrea, denominados sideromelanos, com raros cristais ou mesmo sem eles. O basalto, pela sua dureza e resistência à meteorização, é explorado para a produção de alvenarias e de agregados de construção civil e como rocha ornamental para revestimentos e calçadas. A produção de fibras de basalto é uma indústria em expansão.



Essa rocha de origem vulcânica está presente em todo o território Cabo-verdiano, praticamente em todas as estradas do arquipélago. Muito utilizada em construção Civil.









_________________________________________________________________________________

DIQUE OU FALHAS VULCÂNICOS 
Rocha basáltica alinhada, apresentada quase sempre na vertical como se fossem muros de concreto. Essa formação, da-se através da subida da lava em grandes fissuras em vertical e obliquo. 
Nas ilhas de Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia, São Nicolau, Santiago, Fogo e Brava, a vários exemplos de diques vulcânico.  Leia mais... https://pt.wikipedia.org/wiki/Dique_(geologia)









Dique na regia de Alto Mira - Ilha de Santo Antão


Arenito ou grés é uma rocha sedimentar que resulta da compactação e litificação de um material granular da dimensão das areias. O arenito é composto normalmente por quartzo, mas pode ter quantidades apreciáveis de feldspatos, micas e/ou impurezas


Calcário Conquífero






Sem comentários:

Enviar um comentário